segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

DENÚNCIA: Cláudia Leitte e o abuso da imprensa

Damos início hoje no OQTPA às participações de convidados ilustres. Estreiando com toda a pompa de que realmente sabe e com quem, de fato, de quase tudo já aconteceu, peço uma salva de palmas para Dona Beth, minha mãe. Jornalista, publicitária, revisora, professora de português e, acima de tudo, a pessoa mais sábia que já conheci.




















Topo tudo por dinheiro, raraê



A gente reclama do serviço. Diz que é explorado na firma. Mas a gente tinha que olhar pra trás e ver que tem profissionais em situação pior que a nossa. Por exemplo, a assessoria de imprensa da Cláudia Leitte. É revoltante o que aqueles meninos trabalham. Imagino toda equipe entrando madrugada afora, comendo pizza gelada e fumando sem parar, naquelas reuniões dantescas, para chegar a uma pauta bombástica sobre a cantora baiana, que estará estampada em todas as primeiras páginas dos nossos noticiários. Dá pena, é de cortar o coração. Desde que a Claudinha saiu daquele famosíssimo grupo de axé (ou seria pagode?), desde que ela alçou carreira solo, nunca mais deixou de ser manchete.

Ultimamente, a cantora disputou palmo a palmo o espaço sagrado do jornalismo com Obama, com a crise econômica, com descobertas científicas. Ela rendeu matérias que nos informaram sobre o seu casamento, os casadinhos distribuídos na cerimônia, o novo corte da franja, a lua de mel, a gravidez, o nome do bebê, o nome do dono da loja em que foi encomendado o berço e outras informações de utilidade pública. Você abre o suplemento cultural Agora, e lá está ela em letras garrafais “CLAUDIA LEITTE COMPRA PRIMEIRO SAPATINHO DO SEU BEBÊ”. Você acessa o UOL, Globo, Terra, Ig e dá de cara com a notícia: GRÁVIDA DE OITO MESES, CLÁUDIA LEITTE GRAVA SHOW DA VIRADA. Já vi entrevistas dela no , em que insistia em fazer o gênero “toda menina baiana foi levada da breca”; no João Dória Jr. jurando que ela não imita a Ivete Sangallo; no Amaury Jr., declarando que A-DO-RA ser sexy e gostosa (aff, bem-feito quem mandou ligar a TV). Não que eu não goste dela. Amordaçada e de mãos e pés amarrados, escondidinha atrás da Muralha da China, até que ela é passável, isso ninguém pode negar. O que me deixa indignada é saber que por detrás de todo esse interesse espontâneo da imprensa pela vida e obra da musa, há a exploração da mão de obra jornalística. Para transformar uma pretensa artista - comparável apenas a um geladinho de chuchu sem açúcar - em figura onipresente, alguém tem de ralar muito; queimar os neurônios em busca de alguma pauta; mandar e-mails para a grande imprensa; telefonar; ouvir não; subornar paparazzis para irem atrás da beldade; prometer CDs da Amy Winehouse para produtores de TV; enfim é trabalho pra mais de mês que a gente vê todo o santíssimo dia.

Portanto, amigos, devemos denunciar esses abusos. Assessor de imprensa também é gente, apesar de ser jornalista. Por onde andam as ONGs, os sindicatos, o Greenpeace, a Luciana Gimenez? Estarão fazendo vistas grossas e ouvidos de mercadores? Todas as vozes de denúncia e defesa da sanidade mental dos profissionais da arte de bem informar se calaram? Até quando seremos coniventes? O que falta fazermos? Ir aos shows dela? Comprar os CDs da cantora, mesmo que piratas? Pedir autógrafo? Tirar uma foto com ela do nosso próprio celular? Não, isso já seria exigir muito de nós. Bom, fica aqui minha solidariedade com esses profissionais e um conselho para aqueles jornalistas desempregados que lutam desesperadamente por uma colocação ao sol que não se rendam, agüentem firme, mas, por favor, cuidado ao mandar currículo para a assessoria da Cláudia Leitte com dois tês.

7 comentários:

Anônimo disse...

"com dois tês"

HAHAHAHAHAHHAHAH

Aline disse...

Já fizeram até programa na TV americana mostrando a vida desses profissionais! Tinha uma que chegou na festa de família e saiu cinco minutos depois porque a celebridade-patroa ligou! Absurdo mesmo, mas se submete quem quer.

André Mans disse...

ela até já teve programa no SBT
haushaushauhsuahsuash
a ivete foi da globo
será que esses assores são registrados? ficaadúvida!

Anônimo disse...

Isso tudo é uma embriaguez de sucesso, uma IPOCREZIA!

Que isso! A Claudia Leitte quer ganhar dinheiro de perna aberta? Vai trabalhá!

E esse filhinho dela. Vai ser mais um garotinho juvenil, criado a leite com pera e ovomaltino e docinho caramelado da geladeira.

Tem que banir!

Estou perplecto aqui digitando no meu laptok!

Júlia disse...

Amo a Ivete.
Detesto essa mania de Claudinha, como escreveu mamãe, que "toda menina baiana foi levada da breca".
Volta pro mar, oferenda.

Anônimo disse...

hahhahhaha
mto bom
ovomaltino e leite com pêra
isso ae

SUN disse...

VC JÁ DISSE TUDO NÉ!?... PIOR Q DÁ VONTADE DE DIZER MAIS, MAS O 'MAIS PIOR AINDA'É Q SE EU DISSER MAIS, NÃO VAI SER A ÚLTIMA VEZ Q OUVIMOS/FALAR DELA...BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ´


SENDO ASSIM, SÓ UMA PARTEZINHA: ELA SEMPRE ME LEMBRA A MULHER Q TEVE ÓCTUPLOS, E Q GRAÇAS AO INVESTIMENTO NO BANCO DE SÊMEM E AS PLÁSTICAS, JÁ TEM FOTO DELA AO LADO DE JOLIE. UNS DIZEM Q É LOUCA , OUTROS Q É ESPERTA, EU ACHO Q OS DOIS. BOBO SOMU NÓIS!